Equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso participou da segunda edição do Workshop Socioambiental promovido pela Rumo S/A empresa de logística. O objetivo do evento foi esclarecer sobre os diferentes aspectos dos processos de licenciamento na construção da ferrovia do Estado.
Durante dois dias, terça-feira e está quarta-feira (29 e 30.10), em Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá), foram apresentadas as ações realizadas pela Rumo durante as obras na engenharia, manutenção da biodiversidade, atividades de relacionamento com as comunidades, preservação da natureza e educação ambiental.
O superintendente de Mineração, Industria e Serviço da Sema, Valmi Simão de Lima, destacou que o workshop é uma oportunidade para alinhar, ajustar e garantir a continuidade das obras. “Nós conhecemos o processo apresentado e reconhecemos o trabalho junto aos povos indígenas Teresa Cristina e Tadarinama”.
O vice-presidente da Rumo José Broisler, comentou que a empresa quer deixar para Mato Grosso um grande legado para as comunidades, além da própria ferrovia.
“A questão sensacional deste projeto na construção da ferrovia é estar autorizada e sendo acompanhada pela gestão. O suporte do Governo do Estado tem feito a diferença. Os problemas são discutidos e buscados as melhores soluções, práticas de engenharia, ações ambientais e sociais, para o bem de todos”.
No encerramento, a equipe da Rumo apresentou o que está planejado para 2025 e foi entregue mais um Relatório Socioambiental com todas as ações detalhadas.
*Maricelle Lima Vieira Sema/MT