Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

SEMA

Sema abre inscrições para curso "Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental"

Publicado em: Sex, 07 de Fevereiro de 2020 13:37

Lucas Gabriel Amorim

000-a-frente_sema

Já estão abertas as inscrições para o curso de "Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental" em Canarana, Pontes e Lacerda, Juína e Alta Floresta. Serão oferecidas 50 vagas para cada município.

 

 

O curso, ministrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), é dividido em três módulos, presenciais e não presenciais, com carga horaria variada.

O primeiro módulo é introdutório com os conteúdos básicos que buscam a sensibilização e compreensão dos desafios socioambientais local e global. O curso será presencial, com carga horária de 24 horas.

O segundo módulo será destinado a produção do projeto de educação ambiental (PEA) e para a sistematização da minuta do Plano de Educação Ambiental Municipal proposto pela Comissão de Educação Ambiental Municipal (CEAM) com carga horária de 40 horas não presenciais.

Já o módulo três o curso terá carga horária de 16 horas presenciais e será concluído com a apresentação da minuta do Plano de Educação Ambiental Municipal elaborada pela comissão, bem como a apresentação dos resultados dos projetos eleitos pelos parceiros locais que possam ser executados.

Os projetos seguem tendo o objetivo de representar as necessidades e realidades locais, mas neste ano será direcionado a elementos ligados a salvaguarda ambientais definidas pelo acordo de Cancún.

O que define o Acordo de Cancún?

Segundo o parágrafo 70, Decisão 1/CP.16 do acordo de Cancún, os países em desenvolvimento que realizarem ações do programa de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+), devem promover e apoiar as seguintes medidas:

Ações complementares ou consistentes com os objetivos dos programas florestais nacionais e outras convenções e acordos internacionais; Estruturas de governança florestal nacional transparentes e eficazes, tendo em vista a soberania e legislação nacional; Respeito pelo conhecimento e direitos dos povos indígenas e membros de comunidades locais tradicionais; Participação plena e efetiva das partes interessadas, em particular povos indígenas e comunidades locais; Que as ações sejam consistentes com a conservação das florestas naturais e diversidade biológica; Ações para enfrentar os riscos de reversões em resultados de REDD+;Ações para reduzir o deslocamento de emissões de carbono para outras áreas.

SERVIÇO

Curso: "Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental"

Locais e Datas:

Canarana - 17 a 19/03 (módulo I) - 28 e 29/04 (módulo III)

Juína - 31/03 a 2/04 (módulo I) - 13 e 13/05 (Módulo III)

Pontes e Lacerda - 14 à 16/04 (módulo I) - 27 e 28/05 (módulo III)

Alta Floresta - 5 à 7/05 (módulo I) - 16 E 17/06 (módulo III)

Vagas: 50 (cinquenta) por município

Link de Inscrição:

https://forms.gle/dN25A3trWrhocYr5A

Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Rua C esquina com a rua F, Centro Político Administrativo - CEP: 78.050-913 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50