Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Unidade da Sema em Cáceres recebe novo equipamento para medir qualidade da água
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2024, 21h22 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2024, 21h24 | Acessos: 138 | Categoria: Notícias
Todas as unidades receberão os equipamentos; servidores passaram por capacitação para atender emergências de poluição hídrica
imagem sem descrição.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, nesta terça-feira (02.04), a entrega de mais uma sonda multiparamétrica que irá reforçar o trabalho voltado para a qualidade da água desenvolvido pela Unidade Desconcentrada (DUD) do órgão ambiental em Cáceres (a 218 km de Cuiabá). O equipamento, modelo Hanna, registra simultaneamente cinco parâmetros, entre eles a temperatura e a saturação de oxigênio, permitindo a medição direta de importantes indicadores da condição da água.
 
De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Sema-MT, Luiz Noquelli, o objetivo da ação é instrumentalizar todas as unidades regionais da Pasta para que promovam, cada vez mais, uma resposta rápida para a sociedade.

“Nosso objetivo é capacitar e dotar de equipamentos todas as unidades desconcentradas da Sema para que, em episódios agudos de poluição, mortandade de peixes ou de contaminação por indústrias, por exemplo, possam dar uma resposta mais rápida para a sociedade”, declarou.

Além do novo aparelho, os servidores da DUD de Cáceres passaram por capacitação para o uso da sonda, bem como para a coleta de amostras de água e resíduos descartados no meio ambiente na forma de líquidos ou gases (efluentes). O curso teve duração de cinco horas, com aulas práticas de coleta em um córrego da região, e também foi estendido para servidores da Prefeitura de Cáceres e profissionais que atuam nos Comitês de Bacias Hidrográficas.

“A capacitação teve como foco a coleta de água e efluentes e, principalmente, o atendimento de denúncias de poluição de mortandade de peixes, a fim de preparar os servidores e demais envolvidos para o atendimento de incidentes e eventos decorrentes de poluição dos recursos hídricos”, afirmou o coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema-MT, Sérgio Batista de Figueiredo.

Todas as Unidades Desconcentradas da Sema-MT, ao todo nove, receberão os equipamentos e passarão pela capacitação. Conforme o cronograma, as próximas regionais a receberem a ação serão as instaladas em Rondonópolis e Barra do Garças.

Para a superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização (SGDD/Sema), Helen Farias Ferreira, essas ações fortalecem a atuação da secretaria no interior do Estado.

"É muito importante que esses equipamentos e essas capacitações nas unidades desconcentradas aconteçam, porque fortalecem a atuação da Sema-MT no interior de Mato Grosso. Normalmente, as DUDs realizam os primeiros atendimentos. Se ocorrer um acidente com algum animal silvestre, as unidades estão ali para atender e ajudar a biodiversidade; alguma contaminação de córregos, são elas que prestam todo o apoio à sede da Pasta, em Cuiabá", comentou.


Divulgação Sema-MT.

CRÉDITO: Nayara Takahara | Sema

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838