Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal
Notícias

PIRACEMA

Foto:Ascom/MT Fiscais da Sema de Juara apreedem apretrechos utilizados para pesca predatória Fiscais da Sema de Juara apreedem apretrechos utilizados para pesca predatória Ter, 16 de Novembro de 2010 00:00

  A equipe de fiscalização da Diretoria Desconcentrada da Secretaria de Estado de Maio Ambiente (Sema) em Juara, município localizado a 709 quilômetros de Cuiabá, na região Médio-Norte de Mato Grosso, em conjunto com policiais militares do 21º Batalhão de Polícia Militar realizaram neste fim de semana uma operação de combate à pesca predatória.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Governo já encaminhou a AL projeto de lei que prorroga prazo de adesão por 2 anos Qui, 11 de Novembro de 2010 00:00

O governador Silval Barbosa reafirmou a disposição de prorrogar o prazo para adesão ao Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural (MT Legal), em reunião realizada nesta quinta-feira (11.11) com representantes de toda a cadeia produtiva da carne bovina e a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Mauro Savi.

CAPACITAÇÃO

Sema promove capacitação para municípios do Vale do Rio Cuiabá Qui, 11 de Novembro de 2010 00:00

Nobres, a 146 quilômetros de Cuiabá na região Médio-Norte, é o quinto município a receber o curso "Meio Ambiente e Educação Ambiental: Um diálogo Inicial - 2010", primeiro módulo, neste segundo semestre do ano. O curso, que reúne lideranças comunitárias da zona rural e urbana, empresários e servidores públicos municipais, termina nesta sexta-feira (12.11).

FISCALIZAÇÃO

Foto: Lenine Martins/Secom-MT Fiscais da Sema e policiais militares prendem homem em flagrante por pesca predatória Fiscais da Sema e policiais militares prendem homem em flagrante por pesca predatória Qua, 10 de Novembro de 2010 00:00

Sema apreende homem com pescado ilegal Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (10.11), no bairro Novo Terceiro, em Cuiabá, por pesca predatória. Fiscais da Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e policiais militares da Polícia Ambiental faziam fiscalização terrestre quando se depararam com o homem que transportava 24 quilos de pescado em um carrinho de mão.

PIRACEMA

Foto: Edson Rodrigues/Secom-MT Pescadores profissionais e comerciantes têm até esta terça-feira para entregar as Declarações de Estoque de Pescado Pescadores profissionais e comerciantes têm até esta terça-feira para entregar as Declarações de Estoque de Pescado Ter, 09 de Novembro de 2010 00:00

Esta terça-feira (09.11) é o último dia para que sejam entregues as Declarações de Estoque de Pescado ao órgão ambiental estadual. O coordenador de Fiscalização de Pesca e Tráfico de Animais Silvestres, da Superintendência de Fiscalização da Sema, Carlos Roberto Pires Cesário alertou os pescadores profissionais e comerciantes, sobre a necessidade da entrega do documento. "Todos devem declarar seus estoques de peixe.

CAPACITAÇÃO

Gestores ambientais de oito municípios de Mato Grosso participam de curso a distância Seg, 08 de Novembro de 2010 00:00

Gestores ambientais dos municípios de Alta Floresta, Campo Verde, Comodoro, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Sorriso, totalizando 37 alunos, participam até o início de dezembro, do curso de capacitação PNC Rural. O curso, semipresencial, tem como tema a Regularização Ambiental de Propriedades Rurais.

PRESERVAÇÃO

Alunos das escolas de Cuiabá recebem aulas sobre preservação do meio ambiente Seg, 08 de Novembro de 2010 00:00

A sensibilização ambiental é o foco principal da ação do projeto Vale Luz, que está visitando as escolas da capital, promovendo a educação e o conhecimento dos problemas do meio ambiente e mostrando como funciona o programa. Na sexta-feira (05.10), os alunos da 3ª série do Colégio Notre Dame de Lourdes visitaram o Posto de Separação e Coleta, onde são levados os materiais recolhidos nos postos de troca do programa, localizado no bairro Pico do Amor.

FISCALIZAÇÃO

Foto: Divulgação - Sema/MT Fiscais da Sema fecham fábrica clandestina de palmito em Juara Fiscais da Sema fecham fábrica clandestina de palmito em Juara Seg, 08 de Novembro de 2010 00:00

Uma denuncia recebida pela Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) deu origem a operação, realizada no município de Juara, 709 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado, na última quarta-feira (08.11).

EMBARGO

Ibama desembarga trecho da MT-040 Seg, 08 de Novembro de 2010 00:00

O trecho da rodovia estadual MT-040, Porto de Fora ao Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger (34 quilômetros ao Sul de Cuiabá) foi desembargado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no último dia 29 de outubro.

PIRACEMA

Lançamento da campanha educativa da piracema será nesta sexta-feira Qui, 04 de Novembro de 2010 00:00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) / Superintendência de Educação Ambiental (SUEA) realiza nesta sexta-feira (05.11), no Museu do Rio "Hid Alfredo Scaff", uma série de atividades para marcar o Lançamento da Campanha Educativa do Período de Defeso da Pircema 2010-2011 em Mato Grosso.

SEMA

Foto: Assessoria Comunicação - Sema/MT Fiscalização da Sema apreende redes no Rio Cuiabá Fiscalização da Sema apreende redes no Rio Cuiabá Qua, 03 de Novembro de 2010 00:00

  Fiscais retiram ceva do Rio Cuiabá Um total de 26 redes foram apreendidas na tarde desta terça-feira (02.11), por fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/MT). A operação de rotina realizada por quatro fiscais da Coordenadoria de Pesca e Tráfico de Animais Silvestres da Superintendência de Fiscalização (SUF), percorreu cerca de 25 quilômetros do Rio Cuiabá, entre as comunidades de Pai André, Engordador, São Gonçalo Beira Rio e Engenho Velho.

SEMA

Sema promove atividades para marcar início da campanha educativa da piracema no estado Qua, 03 de Novembro de 2010 00:00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) / Superintendência de Educação Ambiental (SUEA) realiza nesta sexta-feira (05.11), uma série de atividades para marcar o Lançamento da Campanha Educativa do Período de Defeso da Pircema 2010-2011 em Mato Grosso. A programação será no Museu do Rio "Hid Alfredo Scaff".

RECICLÁVEIS

Artistas mostram criatividade e transformam matéria-prima em arte Qua, 03 de Novembro de 2010 00:00

Materiais que seriam jogados no lixo se transformam em bijuteria. Em casa, a artesã e professora de curso de material reciclado, Silvestrina de Freitas, conhecida como Véta, há quatro anos utiliza matéria-prima vinda do lixo para fazer arte. A criatividade aparece em forma de borboletas, flores, brincos, porta-joias e outros acessórios usando materiais recicláveis como garrafas pet. O resultado é a produção de peças criativas, feitas manualmente, que ela vende sob encomenda, em feiras de artesanato e também para outros países. "São peças que podem ser usadas em qualquer lugar e ainda ajudam a preservar o meio ambiente", afirmou.

SEMA

Marcos Negrini/Setecs-MT Projeto Vale Luz apresenta iniciativa para Caixa Econômica Federal Projeto Vale Luz apresenta iniciativa para Caixa Econômica Federal Qua, 03 de Novembro de 2010 00:00

Governo do Estado inaugura posto de troca do projeto Vale Luz. Uma equipe do projeto Vale Luz, iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), esteve na ultima quinta-feira (28.10) na superintendência da Caixa Econômica Federal apresentando sua proposta e sensibilizando os funcionários à preservação do meio ambiente. A apresentação foi ministrada pela educadora e coordenadora de assuntos ambientais da Bioterra, Márcia de Souza Cardoso e contou com a presença de 35 funcionários da superintendência e da diretoria da Caixa.

RECICLÁVEIS

Reciclagem de óleo de cozinha é uma alternativa ecologicamente correta e de fonte de energia Qua, 03 de Novembro de 2010 00:00

Muitas pessoas já se perguntaram o que fazer com aquela sobra de óleo de cozinha usado para frituras em casa. Uma alternativa bastante eficaz é a reciclagem desse material. Pensando na preservação ambiental e na reutilização do produto que a empresa Biomavi, pioneira na reciclagem de óleo vegetal em Mato Grosso, reaproveita esses resíduos.

RECICLÁVEIS

Foto: Edson Rodrigues - Secom/MT Materiais recicláveis são reaproveitados e geram emprego e renda para a população Materiais recicláveis são reaproveitados e geram emprego e renda para a população Qua, 03 de Novembro de 2010 00:00

A lei da Conservação da Massa, aquela que diz que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, conhecida também como lei de Lavoisier, é posta em prática pelo empresário Adilson Valera Ruiz, proprietário da Plastibrás Indústria e Comércio Ltda. Com plena convicção de que nada se perde e tudo pode ser transformado, o empresário enxergou "no lixo" um novo negócio. Adilson Ruiz trabalha com reciclagem de embalagens vazias de agrotóxicos, sendo que 90% do proceso é realizado em Cuiabá, Mato Grosso.

PIRACEMA

Polícia Ambiental apreende quase uma tonelada de pescado Qua, 03 de Novembro de 2010 00:00

Desde que foi reativado, em abril deste ano, como a meta 06 do Programa de Ação de Segurança (PAS), que se refere ao programa de proteção à natureza, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) apreendeu quase uma tonelada de pescado e vistoriou aproximadamente 8 mil quilos de peixes. As 4.322 abordagens e 247 patrulhamentos (fluvial e terrestre) realizados até setembro pelo batalhão resultaram na prisão de 15 pessoas em flagrante, 19 armas de fogo e 406 munições apreendidas.

RECICLÁVEIS

Foto: Duda Torres - Sema/MT Materiais recicláveis garantem sustento de catadores Materiais recicláveis garantem sustento de catadores Qua, 03 de Novembro de 2010 00:00

Entre os inúmeros problemas que afetam a humanidade está o lixo. Afinal, o que é lixo? Segundo especialistas, a palavra é uma invenção humana usada para designar resíduos que são: restos, substâncias ou materiais inúteis à vida. No entanto, há correntes que afirmam que mais de 95% do que é descartado, pode ser reciclados e logo, passa a ser denominado de matéria-prima reciclável. O que não é possível reaproveitar pelo homem, é transformado pela própria natureza, como restos de organismos mortos, por exemplo.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Foto: Assessoria/Selit Universidades serão parceiras na elaboração do EIA-Rima e do projeto básico da Ferrovia Vicente Vuolo Universidades serão parceiras na elaboração do EIA-Rima e do projeto básico da Ferrovia Vicente Vuolo Seg, 29 de Novembro de 1999 20:00

As universidades federais de Mato Grosso e Santa Catarina serão parceiras na elaboração dos estudos de impactos ambientais e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA-Rima) e do projeto básico do trecho da Ferrovia Senador Vicente Vuolo - Ferronorte, entre Rondonópolis e Cuiabá.

Início Anterior 131 132 133 134 135 Próximo Fim
- Página 135 de 135
Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Palácio Paiaguás, Rua C, CEP: 78.049-913 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50