Dados de desmatamento

A Secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT) monitora a dinâmica do desmatamento desde 1992, por meio do mapeamento sistemático do tema, para todo o estado. Os dados sobre a quantificação das áreas desmatadas e sua localização são estratégicos para ações de combate ao desmatamento ilegal e cumprimento da política ambiental no Estado.

Faça o download dos dados de desmatamento no formato shapefile compactados em zip.

* O mapeamento de desmatamento até 2011, na escala 1:100.000,  foi realizado utilizando correções geométricas distintas, dependendo do ano. Também foram utilizados  diferentes métodos e insumos, como interpretação visual de mosaicos de imagens impressos (década de 1990), utilização de técnicas de geoprocessamento e insumos com diferentes características , imagens Landsat, Cbers, Resourcesat.

Atualmente a SEMA-MT conta com insumos de melhor qualidade (Sentinel, RapidEye e Planet) e com ferramentas computacionais robustas, demandando uma contínua adequação cartográfica dos dados.

A CGMA/SRMA está atualizando as informações históricas de desmatamento, assim que os dados forem homogenizados será publicada uma "máscara" com o desmate acumulado até 2011, qualquer dúvida, entrar em contato com a CGMA pelo telefone 65 -3613-7207.

Os metadados dos dados de desmatamento podem ser acessados aqui.

 

Consulta Pública da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal do Estado de Mato Grosso, clique aqui.