Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Governo utiliza Centro de Comando Móvel para combate ao desmatamento em Colniza
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 22 de Março de 2023, 17h28 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 14h42 | Acessos: 249 | Categoria: Notícias
Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM)
imagem sem descrição.

O Governo de Mato Grosso começa a utilizar neste sábado (18.03) o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) nas ações em campo da Operação Amazônia contra crimes ambientais. O veículo chegou na cidade de Colniza (1.042 km distante de Cuiabá) para intensificar a fiscalização ambiental na região.


A ação é realizada em uma parceria entre as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Segurança Pública (Sesp). O Centro é uma viatura com tecnologia embarcada, com equipamentos de informática e radiocomunicação, capaz de realizar as atividades de comando em áreas remotas.

"Estamos empregando esta estrutura que possui internet e estações de trabalho, que facilitam que os agentes produzam relatórios e o planejamento estratégico para o bom andamento da operação", explica o superintendente de Fiscalização da Sema, Bruno Saturnino.

A Operação Amazônia concentra esforços de cerca de 200 servidores em campo, para erradicar o desmatamento ilegal nas regiões com maior pressão por desmatamento. A cidade de Colniza está em primeiro lugar no ranking dos municípios que mais desmatam ilegalmente em Mato Grosso.

O Estado envia equipes em campo após identificar precisamente, por imagens de alerta de alta resolução, onde está ocorrendo o desmatamento. A ação flagra o infrator, embarga a área, aplica multas, apreende maquinários e envia para a delegacia os responsáveis. Com isso, o Estado age rápido e impede a continuidade do desmatamento ainda no início.


Operação Amazônia


Mato Grosso iniciou a Operação Amazônia, contra crimes ambientais, no último dia 7 de março, e mobilizou todas as estruturas estaduais e de parceiros institucionais contra o desmatamento ilegal, e outros crimes ambientais.

As ações integradas reúnem órgãos que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), que é presidido pelo governador Mauro Mendes. Entre eles, as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Indea, Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, ICMBio e Funai.


Denuncie crimes ambientais


A população pode enviar denúncias de crimes ambientais pelos seguintes canais de atendimento: 0800 065 3838 ou WhatsApp (65)99321-9997.

 

Texto| Lorena Bruschi

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838