Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema-MT interrompe desmatamento ilegal em Tangará da Serra e apreende maquinários; veja vídeo
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 13h32 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 14h50 | Acessos: 476 | Categoria: Notícias
Regional da Sema de Tangará apreende dois tratores esteira e um correntão Crédito - Sema-MT
imagem sem descrição.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) flagrou nesta quinta-feira (16.03) o desmate sem autorização ambiental em uma fazenda de Tangará da Serra (243 km distante de Cuiabá). Foram apreendidos dois tratores esteira e um correntão, que foram utilizados para o desmate.  

A cena foi filmada pelos fiscais. Nas imagens, é possível ver o uso de dos tratores para o corte raso de vegetação do Bioma Amazônia. A ação foi realizada pela Diretoria Desconcentrada da Sema de Tangará da Serra (DUD Tangará).  Segundo o diretor da unidade, Jeferson Zucchi, a equipe já havia identificado o alerta de desmate através do sistema de monitoramento da Sema, com imagens de satélite de alta resolução.  

“Por imagens de satélite identificamos o desmate e monitoramos. Percebemos que no dia seguinte ele continuou a abertura da área. Em campo, percebemos aproximadamente 200 hectares de área desmatada, o que gera multa e agravante por ser em uma área de especial preservação". 

Áreas de especial preservação são aquelas localizadas no bioma amazônico, o que gera  multa de R$ 5 mil por hectare. A multa será lavrada após a apuração do tamanho exato da área desmatada. 

Veja o vídeo: https://youtu.be/nlvYzaQ83t4

Operação Amazônia

O Governo de Mato Grosso realiza a Operação Amazônia contra crimes ambientais, que colocou 200 servidores em campo e equipes de monitoramento remoto para promover a responsabilização de infratores. Em caso de desmatamento ilegal, as áreas serão embargadas, serão aplicadas multas, e maquinários serão apreendidos.

O Estado atende denúncias enviadas pela população, que podem ser enviadas pelos seguintes canais de atendimento: 0800 065 3838 ou WhatsApp (65) 99321-9997.

 

Texto |  Arielly Barth
(Com supervisão de Lorena Bruschi)

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838