Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

SEMA

Comitê Estadual da Gestão do Fogo e Bombeiros participam de encontro para redução de incêndios florestais

Publicado em: Qui, 28 de Junho de 2018 17:03

Renata Prada / Assessoria

a-aaiihuj18097455573_289ea101fa_z
Comitê Estadual da Gestão do Fogo e Bombeiros participam de encontro para redução de incêndios florestais na Amazônia Legal

Comitê Estadual da Gestão do Fogo (CEGF) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participaram da 3ª reunião técnica do Comitê de Proteção da Amazônia Legal (Copal), em Porto Velho-RO, na sexta-feira (22.06). O assunto principal foi o combate aos incêndios florestais e fortalecimento das corporações dos nove estados que compõe a Amazônia Legal.

Comandantes das corporações debateram sobre a proposta de integração dos Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal. Os projetos técnicos, previamente aprovados pelos estados, serão encaminhados ao Fundo Amazônia/BNDES.

A comitiva de Mato Grosso também visitou as instalações da segunda Base Aérea de Combate a Incêndio Florestal da Amazônia Legal, no município de Porto Velho, que em breve será inaugurada. A primeira base aérea situa foi inaugurada em fevereiro de 2018, no município de Sorriso.

INTEGRAÇÃO DOS BOMBEIROS DA AMAZÔNIA LEGAL

“A integração dos Bombeiros da Amazônia Legal já está acontecendo antes mesmo da aprovação pelo Fundo Amazônia, uma vez que os projetos de cada Corporação se comunicam", destacou o Comandante Geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges. O Coronel lembra que neste ano estão previstas três atividades integradas: Prevenção, Capacitação e apoio mutuo em Combate a incêndios.

Prevenção - No âmbito da prevenção será realizada a Semana de Prevenção e Preparação para Incêndios Florestais (SP2IF) simultaneamente, em todos os nove estados da Amazônia Legal. O evento ocorrerá durante a semana nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, de 02 a 6 de julho.

Capacitação - A capacitação, em Mato Grosso, será realizada pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) onde serão repassados os conhecimentos desenvolvidos na área de Geotecnologias aplicadas ao incêndio florestal. O curso acontece de 09 a 13 de julho em Cuiabá. “Estamos prontos para colaborar com as demais corporações compartilhando as experiências vividas desde a ativação da unidade, em 2014, afirmou o tenente coronel Dércio Santos da Silva, Comandante do BEA.

Apoio Mútuo – As operações integradas poderão ocorrer conforme necessidade, ou seja, quando a corporação solicitante ultrapassar sua capacidade de resposta, poderá acionar a Força Integrada de Combate ao Incêndio Florestal da Amazônia Legal (FORCIF-AL). "Somente com o somatório de forças das corporações podemos, de fato, enfrentar a principal ameaça deste Bioma, os incêndios florestais. MT trabalha assim desde a criação do Comitê Estadual da Gestão do Fogo, em 2006", ressaltou o Secretário executivo do CEGF/Sema, coronel Paulo André Barroso.

"Embora os climas sejam parecidos nessa região geográfica os focos de incêndios, por sua vez, ocorrem em épocas diferentes nos estados da Amazônia Legal. Dessa forma a integração permitirá que os Corpos de Bombeiros possam ceder suas aeronaves e profissionais aos outros estados durante os focos de incêndio", explicou o coronel Yuri Tenório Vargas, presidente do Copal.

Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Palácio Paiaguás, Rua C, CEP: 78.049-913 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50