Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

SEMA

Operação Integrada apreende aves após denúncia em Tangará

Publicado em: Seg, 25 de Junho de 2018 17:23

Renata Prata / Assessoria

 
a-aatttgv

32 aves foram apreendidas pelo Núcleo Polícia Militar de Proteção Ambiental de Barra do Bugres na última quinta-feira (21.06). A captura dos animais aconteceu em Tangará da Serra, após denúncia. A operação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Unidade Descentralizada de Tangará. No dia anterior, 11 pássaros já haviam sido apreendidos por ação da Polícia Militar no município, que descobriram os infratores enquanto estavam em outra ocorrência.

 

A Sema realizou apoio administrativo, de autuação e destinação, com a soltura das aves nativas e encaminhamento à guarda dos pássaros exóticos. A autuação foi motivada por maus tratos e guarda de animal silvestre sem autorização. Os infratores foram encaminhados para a delegacia para maiores esclarecimentos.

Na operação de quinta-feira foram apreendidos curiós, canários da terra e sabiás, aves silvestres que não poderiam ser mantidas em cativeiro sem autorização do órgão ambiental. Também foram capturados canários belgas, que podem ser comercializados, desde que mantidos em um ambiente adequado para a criação, que caso contrário, se caracteriza em maus tratos. Além destas espécies, Coleirinha e pintassilgo estão entre as que foram capturadas na primeira operação.

Leticia Barbosa de Freitas, Analista de Meio Ambiente da Unidade Descentralizada de Tangará da Serra, destacou que as denúncias são fundamentais, já que manter animais em cativeiro sem autorização é uma prática comum. “É um crime e as denúncias são necessárias para coibir essa prática. Pedimos que quem mantenha animais em cativeiro de forma irregular os entregue de forma voluntária para evitar sanções”.

As denúncias podem ser realizadas por meio da Ouvidoria da Sema no telefone 0800653838

 

 

Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Palácio Paiaguás, Rua C, CEP: 78.049-913 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50