Banner
Banner

Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner
Página Principal

INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Indicadores de Desenvolvimento Sustentável

Publicado em: Qua, 26 de Março de 2014 00:00

Última Atualização em: Ter, 01 de Abril de 2014 09:36

Elaine Corsini

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso coloca à disposição, pela primeira vez, os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso – IDS/MT, que vem cumprir com uma das finalidades da Secretaria, que é de garantir a preservação, a conservação, a recomposição ambiental e o desenvolvimento sustentável, bem como formular e executar a política ambiental estadual assegurando à sadia qualidade de vida ao povo mato-grossense, conforme decreto 1.441 de 10 de julho de 2008.

A publicação “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso – IDS/MT” contém 139 indicadores com dados dos municípios e do Estado, sendo 42 da Dimensão Ambiental, 49 da Dimensão Social, 23 da Dimensão Econômica, e 25 da Dimensão Institucional. Buscou-se seguir os trabalhos já desenvolvidos na esfera nacional, pelo IBGE que possui sua publicação “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável - Brasil”, e na esfera internacional pelas Nações Unidas, com a Comissão de Desenvolvimento Sustentável e os indicadores que seus países membros monitoram.

A proposição dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável pelo estado de Mato Grosso vem contribuir com o processo de avaliação e acompanhamento dos avanços desenvolvidos nas esferas de governos locais e nacionais. A existência e divulgação dos indicadores de desenvolvimento sustentável permitirá uma maior transparência na implementação das políticas públicas e clareza de seus resultados, possibilitando à sociedade ter uma participação mais pró-ativa nas decisões do governo.

No capítulo 40 da Agenda 21, elaborada na Rio-92, coloca-se a seguinte recomendação:

"Indicadores do Desenvolvimento Sustentável necessitam ser desenvolvidos a fim de proporcionar uma base sólida para a tomada de decisão em todos os níveis e para contribuir para a sustentabilidade auto-regulada do sistema integrado meio ambiente e desenvolvimento".

Neste sentido, a proposta apresentada para a construção dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável pelo Governo do Estado de Mato Grosso, tem suas bases metodológicas na Comissão para o Desenvolvimento Sustentável – CDS das Nações Unidas, IBGE, e utiliza-se do Modelo PER (Pressão – Estado – Resposta). O Modelo PER se baseia num conceito de causalidade: as atividades humanas exercem pressões sobre o ambiente, modificando sua qualidade e a quantidade de recursos naturais; a sociedade, por sua vez, responde a estas mudanças por intermédio de políticas ambientais, econômicas e setoriais.

 

Voltar  |  Principal
Disque Denúncia
SEMA-MT

Telefone: (65) 3613-7200

Palácio Paiaguás, Rua C, CEP: 78.049-913 - Cuiabá - Mato Grosso

CNPJ: 03.507.415/0023-50